Cazaquistão receberá investimento alemão para a produção de hidrogênio.

Por Ana Luísa de Meneses Froemming, em 02 de julho de 2021.

Os impactos ambientais gerados pelo uso de hidrocarbonetos fazem com que muitos países busquem alternativas para suas políticas energéticas. Uma delas se encontra no hidrogênio renovável, também conhecido como hidrogênio verde. De acordo com a BBC News, os seis países que lideram a produção deste mercado são, em ordem, Austrália, Holanda, Alemanha, China, Arábia Saudita e Chile.

 

De acordo com o site australiano Renew Economy, a empresa alemã Svevind irá investir em construções de energia eólica e solar com capacidade de 45 gigawatts no território do Cazaquistão. O objetivo é produzir aproximadamente 3 milhões de toneladas do hidrogênio verde por ano, classificando-se como o maior projeto mundial da área. O local foi escolhido pela pouca densidade populacional, além de ser um território com grandes planícies e com grande dependência de hidrocarbonetos.

O hidrogênio renovável é gerado através de um processo chamado de eletrólise, que divide a água em oxigênio e hidrogênio a partir de uma corrente elétrica. Mesmo com o alto preço da produção, essa alternativa tende a crescer cada vez mais, resultando, com o passar do tempo, em ganho de escala. A diversificação produtiva pode contribuir para a diminuição da dependência do país centro-asiático de fontes tradicionais de energia, como petróleo e gás natural, dinâmica da qual é herdeiro desde os tempos da União Soviética, quando a região desenvolveu fortemente suas capacidades produtivas em energia, com boa parte da sua malha de transporte energético voltada ao antigo território soviético.

 

REFERÊNCIAS:

 

HIDROGÊNIO verde será produzido no Cazaquistão através de um projeto colossal. Disponível em: <https://pplware.sapo.pt/planeta/hidrogenio-verde-sera-produzido-no-cazaquistao-atraves-de-um-projeto-colossal/>. Acesso em 02 de julho de 2021.

HILL, Joshua S. Kazakhstan plans massive 45GW renewable project to power green hydrogen. Renew Economy, 29 de junho de 2021. Disponível em: <https://reneweconomy.com.au/kazakhstan-plans-massive-45gw-renewable-project-to-power-green-hydrogen/>. Acesso em 02 de julho de 2021.

 

SMINK, Veronica. Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972>. Acesso em 02 de julho de 2021.