Em visita à Sérvia, Orbán reafirma apoio a ingresso do país balcânico na UE.

Por Cristiane Lopes em 09 de julho de 2021

No dia 08 de julho, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, visitou a Sérvia e reuniu-se com o presidente do país, Aleksandar Vučić. Na ocasião, o representante húngaro declarou seu apoio à candidatura sérvia à União Europeia, destacando a importância do país como um Estado chave para a integração dos Bálcãs Ocidentais. Vučić afirmou que as relações sérvio-húngaras se encontram em seu melhor momento, com crescente cooperação política e econômica.

Orbán tem feito uma forte campanha de apoio à adesão da Sérvia na União Europeia, chegando, inclusive, a publicar anúncios pagos em jornais europeus tratando da questão. O primeiro-ministro manifestou temores sobre uma possível imigração em massa proveniente do Afeganistão por conta da retirada das tropas da OTAN do país. Ele acredita que, após passarem pela Turquia, os Bálcãs serão o novo destino dos imigrantes, o que fortaleceria a importância de se ter a Sérvia como membro da União Europeia.

Apesar da cooperação política e econômica (mais de 70 milhões de euros foram investidos na Sérvia nos últimos anos), muitos especialistas acreditam que a proximidade entre os dois países se deve preponderantemente às tendências autoritárias que ambos os governos compartilham.

É importante enfatizar que, recentemente, a Hungria se envolveu em um episódio amplamente reprovado por seus pares da União Europeia ao adotar uma legislação de caráter anti-LGTBQI+, que proíbe a divulgação de materiais que informem menores de idade sobre homossexualidade e mudança de gênero. O texto se incorpora à Lei Antipedofilia do país e recebeu muitas críticas da comunidade internacional. A presidente do Parlamento Europeu, Ursula von der Leyen, classificou a lei como “vergonhosa”.

REFERÊNCIAS:

 

DRAGOJLO, Sasa. EU Needs Serbia, ‘Key to Western Balkans’, Orbán Says. Balkan Insight, Belgrado, p. -, 8 jul. 2021. Disponível em: https://balkaninsight.com/2021/07/08/eu-needs-serbia-key-to-western-balkans-Orbán-says/. Acesso em: 9 jul. 2021.

HUNGARIAN Prime Minister Viktor Orbán Meets Serbian President Aleksandar Vucic In Belgrade. Radio Europe/ Radio Liberty, [S. l.], p. -, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.rferl.org/a/serbia-hungary-Orbán-vucic-meeting/31348917.html. Acesso em: 9 jul. 2021.

ORBÁN: Serbia key to stability in Western Balkans. Euractiv, [S. l.], p. -, 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.euractiv.com/section/politics/short_news/Orbán-serbia-key-to-stability-in-western-balkans/. Acesso em: 9 jul. 2021.