Líderes militares da Rússia e dos EUA realizam encontro.

O presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Milley, encontrou-se com o Chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, por quase seis horas na quarta-feira (22) em uma reunião avaliada como “produtiva”. O encontro aconteceu em Helsinque em um momento de crescimento das tensões entre os EUA e a Rússia.

 

Uma declaração militar dos EUA afirmou que a conversa visava a "redução de risco e de conflito operacional". A reunião cobriu uma “variedade de tópicos sobre questões em todo o mundo”, disse o coronel Dave Butler, porta-voz de Milley. Ainda segundo ele, a discussão teve um caráter bastante militar e foi “séria”.

 

Nos últimos meses, o presidente estadunidense, Joe Biden, vem pressionando o presidente russo Vladimir Putin para que este impeça ataques cibernéticos vindos de Moscou. Apesar das divergências contínuas e ocasionalmente contenciosas entre os EUA e a Rússia acerca da Ucrânia, dos ataques cibernéticos e do Ártico, o objetivo da reunião foi melhorar o diálogo e a resolução de conflitos entre as duas potências militares.

Outra pauta da conversa foi a crise institucional no Afeganistão. O governo Biden já afirmou que, a depender das ações do Talibã, os militares estadunidenses poderiam atacar a Al Qaeda ou o Estado Islâmico caso estes ameaçassem os Estados Unidos. Já o líder russo diz que as potências mundiais deveriam trabalhar com o governo provisório afegão, ainda que ele não seja representativo, e que Moscou está pronto para tal atuação. 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

 

KAUFMAN, Ellie; LIEBERMANN, Oren. Top US general meets with his Russian counterpart in Finland. CNN, 2021. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2021/09/22/politics/milley-russia-meeting-finland/index.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+rss%2Fcnn_latest+%28RSS%3A+CNN+-+Most+Recent%29>. Acesso em: 23 set. 2021.

Putin: governo provisório no Afeganistão não é representativo, mas é preciso trabalhar com ele. Sputnik Brasil, 2021. Disponível em: <https://sptnkne.ws/Hr5y>. Acesso em: 23 set. 2021.

U.S., Russian military chiefs meet in Helsinki for six hours. Reuters, 2021. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/europe/russian-us-military-chiefs-meet-discuss-risk-mitigation-report-2021-09-22/>. Acesso em: 23 set. 2021.

Por Felipe dos Santos Oliveira em 24 de setembro de 2021.