Partido pró-União Europeia vence as eleições parlamentares da Moldávia.

Por Felipe dos Santos Oliveira em 16 de julho de 2021.

No domingo (11/07), cerca de três milhões de eleitores compareceram às urnas durante as eleições parlamentares antecipadas da Moldávia. Assim como nos demais países do Leste Europeu (principalmente aqueles que pertenciam à ex-URSS), o pleito largamente decidiu entre políticos alinhados à Rússia e aqueles que nutrem simpatia pela União Europeia. A presidente do país, Maia Sandu, membro do Ação e Solidariedade (PAS), agremiação pró-ocidental, já havia dissolvido o parlamento em abril, o qual, na época, era controlado por Igor Dodon (pró-Moscou).

Desde 2014, há acordos de fomento às relações comerciais com o bloco europeu, o qual critica fortemente a falta de reformas políticas e judiciais na Moldávia. Dessa forma, as eleições são importantíssimas para o futuro do país, que vive sob os antagonismos de Moscou e de Bruxelas.

O PAS conseguiu angariar 52% dos votos, o que lhe dará a maioria dos assentos na casa legislativa. Observadores e cientistas políticos pró-UE esperam que a vitória do partido de situação reduza a influência do Kremlin na ex-república soviética, ainda que duvidem que os projetos de mudança profunda no estado sejam de fato aplicados por Sandu.

Além dos habitantes da Moldávia, 800.000 votantes que habitam no estrangeiro puderam exercer seus direitos políticos participando do pleito. A maioria da diáspora apoiou novamente o partido de Sandu, fato que já havia ocorrido na eleição presidencial em que foi eleita em 2020. 

REFERÊNCIAS:

 

AFP. Pró-europeus vencem eleições legislativas na Moldávia contra pró-russos. In: Estado de Minas, 2021. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/07/11/interna_internacional,1285557/pro-europeus-vencem-eleicoes-legislativas-na-moldavia-contra-pro-russos.shtml>. Acesso em: 15 jul. 2021;

BIZARRO, Teresa. Moldávia entre a Rússia e a Europa. Euronews, 2021. Disponível em: <https://pt.euronews.com/2021/07/11/moldavia-entre-o-a-russia-e-a-europa>. Acesso em: 15 jul. 2021;

LUSA. Eleições parlamentares na Moldávia: já se vota, 2021. Disponível em: <https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-parlamentares-na-moldavia-ja-se-vota_n1334565>. Acesso em: 15 jul. 2021.