Presidentes da Armênia e do Cazaquistão discutem cooperação bilateral

Por Felipe dos Santos Oliveira em 05 de junho de 2021

Em visita a Nur-Sultan, Armen Sarkissian, presidente da Armênia, encontrou-se com o Presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev. O encontro contou também com a presença do ministro das Relações Exteriores cazaque, Mukhtar Tileuberdi, e com o ministro do Comércio e da Integração do país centro-asiático, Bakhit Sultanov. Durante as conversas, os chefes de estado discutiram o desenvolvimento da cooperação entre ambos os países nos diálogos políticos, comerciais, econômicos, culturais e humanitários.

 

As relações bilaterais entre Armênia e Cazaquistão são baseadas em tradições antigas de cooperação. Hoje, ambos os países compõem o corpo de membros da União Econômica Eurasiática, da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa, da Comunidade dos Estados Independentes e da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, e, de acordo com Tokayev, a depender dele, a cooperação cazaque-armênia dentro dos blocos seguirá positivamente.

 

De acordo com Sarkissan, embora os países estejam distantes fisicamente, eles se tornaram muito próximos no século XXI, graças às trocas comerciais, tecnológicas e na área de inteligência artificial. O presidente armênio também destacou possíveis cooperações na área de educação, desenvolvimento tecnológico e processamento de alimentos.

 

Por fim, Sarkissian e Tokayev debateram a colaboração bilateral nas plataformas continentais e os desafios que o país do Cáucaso enfrenta com o pós-guerra, uma referência ao conflito entre Armênia e Azerbaijão pelo enclave de Nagorno-Karabakh.

 

REFERÊNCIAS:

 

AKIPRESS. Presidents of Kazakhstan, Armenia meet in Nur-Sultan, 2021. Disponível em: <https://akipress.com/news:659016:Presidents_of_Kazakhstan,_Armenia_meet_in_Nur-Sultan/>. Acesso em: 03 jun. 2021;

 

GHAZANCHYAN, Siranush. Armenia, Kazakhstan keen to deepen bilateral relations. Public Radio of Armenia, 2021. Disponível em: <https://en.armradio.am/2021/06/03/armenia-kazakhstan-keen-to-deepen-bilateral-relations/>. Acesso em: 03 jun. 2021;

 

LA PRENSA LATINA. Kazakhstan, Armenia agree to strengthen dialogue, boost trade, 2021. Disponível em: <https://www.laprensalatina.com/kazakhstan-armenia-agree-to-strengthen-dialogue-boost-trade/>. Acesso em: 03 jun. 2021.