Rússia banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Por Cristiane Lopes em 01 de agosto de 2021.

Ao se analisar a classificação dos países no quadro geral por número de medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Tóquio, iniciadas no dia 23 de julho, uma sigla causa estranheza: ROC. Não se trata de um novo país, porém, mas sim da representação de uma das nações mais tradicionais nos jogos olímpicos modernos: a Rússia.

Desde os tempos soviéticos, o país mantém forte investimento nos esportes, conquistando alto rendimento e muitas medalhas nas competições internacionais. Um episódio, no entanto, manchou seriamente a imagem do país e culminou em seu banimento das competições esportivas internacionais pelos próximos anos.

O governo russo foi acusado de falsificar dados de testes antidoping de seus atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014. Em 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA) sugeriu que a Rússia ficasse proibida de participar de competições oficiais por quatro anos e também de se candidatar para sediar eventos pelo mesmo período de tempo. Em 2020, no entanto, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) fixou a punição em dois anos, período que inclui, além dos Jogos Olímpicos de Tóquio, também as Olimpíadas de Inverno em Pequim e a Copa do Mundo de Futebol no Catar, ambas a se realizarem em 2022.

Para que os atletas que comprovadamente não tiveram ligação com o escândalo de doping não fossem prejudicados, sua participação no evento não foi proibida. Porém, eles competem como parte do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) e, ao chegarem ao pódio, ouvem um trecho do Concerto para piano e orquestra nº1 de Tchaikovsky, uma vez que, diante da punição, a equipe não pode utilizar o nome oficial do país, seu hino nacional ou a bandeira da Federação durante os jogos.

 

REFERÊNCIAS:

 

 

POR QUE a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? G1, 26 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml. Acesso em: 1 ago. 2021.

RÚSSIA é banida da Olimpíada de Tóquio-2020 e Pequim-2022. Olimpíada Todo Dia, 17 dez. 2020. Disponível em: https://www.olimpiadatododia.com.br/toquio-2020/297127-russia-e-banida-da-olimpiada-de-toquio-2020-apos-escandalos-de-doping/. Acesso em: 1 ago. 2021.

WHY are Russian athletes competing at the Tokyo Olympics despite the country’s ban? The Economist, 28 jul. 2021. Disponível em: https://www.economist.com/the-economist-explains/2021/07/28/why-are-russian-athletes-competing-at-the-tokyo-olympics-despite-the-countrys-ban?gclid=CjwKCAjwjJmIBhA4EiwAQdCbxm2JjW2AXR9U6E5Hw8RcudZfEtENx5tctNYkn5gYUZ2tGmcO4vl6CxoCWUYQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 1 ago. 2021.