UE aplica sanções contra Belarus

Por Ana Luísa de Meneses Froemming em 28 de maio de 2021

No dia 23 de maio de 2021, um avião partindo da Grécia com destino a Vilnius, na Lituânia, foi interditado pelas autoridades no momento em que sobrevoava o território de Belarus. Para justificar a ação, o governo bielorruso utilizou como argumento a denúncia de uma possível bomba na carga do avião comercial, operado pela empresa Ryanair. Nada foi encontrado na aeronave; entretanto, o jornalista Roman Protasevich e sua namorada, Sofia Sapega, foram detidos por agentes de segurança estatais.

 

Protasevich é um dos fundadores do Nexta, um canal no Telegram que ajudou a organizar e impulsionar os protestos que ocorreram após a reeleição de Alexander Lukashenko em agosto de 2020. Tais movimentos foram considerados a maior manifestação popular que já ocorreu no país, contando com a presença de até 200 mil pessoas. Ocupando o cargo de líder do país desde 1994, Lukashenko foi reeleito em 2020 com 80% dos votos, recebendo, porém, diversas críticas de fraude nas eleições. O jornalista bielorruso se mudou para a Lituânia em 2019, mas, mesmo fora de Belarus, continuou atuando como oposição ao atual governo do país.

 

O site Deutsche Welle publicou uma declaração do CEO da companhia aérea Ryanair, Michael O'Leary, dizendo que a ação foi um "caso de sequestro e pirataria patrocinado pelo Estado". Belarus recebeu diversas críticas dos países da União Europeia, além do cancelamento de voos com destino ao local e de voos que sobrevoariam o território bielorusso. Na segunda-feira, 24 de maio, foi realizada uma cúpula com os líderes da UE, na qual foram discutidas as sanções aplicadas a Belarus, que incluem a proibição do uso de aeroportos e do espaço aéreo dos países da UE, assim como a exigência da liberdade para Roman Protasevich e Sofia Sapega.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Belarus recebe críticas por desviar avião para prender jornalista. BBC News, 23 de maio de 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57223822>. Acesso em 28 de maio de 2021.

O que se sabe sobre o voo desviado por Belarus e o jornalista preso. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/o-que-se-sabe-sobre-o-voo-desviado-por-belarus-e-o-jornalista-preso/a-57648940>. Acesso em 28 de maio de 2021.



Líder da oposição bielorrussa pede resposta mais contundente da UE. Disponível em: <https://pt.euronews.com/2021/05/26/lider-da-oposicao-bielorrussa-pede-resposta-mais-contundente-da-ue>. Acesso em 28 de maio de 2021.

UE vai acelerar sanções contra a Bielorrússia. Euronews, 27 de maio de 2021. Disponível em: <https://pt.euronews.com/2021/05/27/ue-vai-acelerar-sancoes-contra-a-bielorrussia>. Acesso em 28 de maio de 2021.