top of page

Linhas de Pesquisa

No GEsEu, damos ênfase às relações internacionais das nações e dos Estados que compõem a Eurásia, o que abarca vários universos, tais como o político, o econômico, o cultural, o histórico e o religioso.

Política

Através de séculos de relações cooperativas e também conflituosas, a Eurásia desenvolveu, em suas várias regiões, maneiras únicas de lidar com o poder.
Identificar quais os elementos que levam ao aumento da confiança ou da desconfiança, resultando em cooperação ou competição (geo)política e entender a sinergia da governança regional constituem importantes pontos de pesquisa para o GEsEu.

Economia

Local conhecido por suas importantes ligações comerciais, como a histórica Rota da Seda, e lar das mais extensas reservas de hidrocarbonetos do mundo, a Eurásia se constitui em uma sensível região de produção e trânsito das mercadorias mais valiosas na contemporaneidade.
Além disso, é premente o desenvolvimento acentuado do setor baseado em serviços, em especial após a maior abertura ao Ocidente observado no pós-Guerra Fria, o que recentemente tem afetado fluxos e gerenciamentos macroeconômicos em países outrora ligados a poucos centros regionais.

Cultura

Uma área tão vasta sempre foi lar de inúmeros povos, que em seus períodos de isolamento e de contatos foram constituindo marcadas idiossincrasias culturais, que se ligam de maneira mais ou menos cômoda às dinâmicas sociais e políticas contemporâneas, dentro e fora dos estados que os abrigam.
A Eurásia deve ser vista não como uma macrorregião de povos alheios uns aos outros, mas como lócus privilegiado de análise da interação que levou à configuração de identidades passadas e atuais, desde a Boêmia até Kamchatka.

História

A rica história dos diversos povos que habitam a Eurásia faz parte do continuum já apresentado nas outras categorias. Os relatos e as análises ligadas ao mundo pré-alexandrino e romano e aos subsequentes impérios e reinados que se digladiaram por tais regiões traz à tona a necessidade de se estudar antigos povos e civilizações, muitas vezes obliterados pelos grandes conquistadores, além de se fazer necessária a compreensão do papel destes últimos em contextos históricos específicos.
Desta forma, a compreensão dos fenômenos contemporâneos só poderá ser refinada após o entendimento das dinâmicas que levaram às atuais relações sociais das várias nações eurasiáticas.

Religião

A miríade religiosa da Eurásia, embora se insira tanto nos subitens Cultura quanto História, representa um universo de análise especial.
Lar histórico de cristãos, judeus, muçulmanos e budistas, nas suas mais diversas ramificações (além do grande número de agnósticos e ateus presentes nessa região), esta variável e sua relação com a laicidade contemporânea são vistas como pontos imprescindíveis para a compreensão local e global da nossa grande área de estudo.

Outros tópicos

O GEsEu está aberto a sugestões da comunidade acadêmica e dos demais públicos que desejem interagir conosco para que ampliemos nossa gama de pesquisa.
Linguística, Psicologia Social, Sociologia, Antropologia, Estudos Militares, Literatura, dentre outros, são áreas bem recebidas pelo nosso grupo, seja o(a) pesquisador(a) vinculado(a) à UNIPAMPA ou não.

bottom of page