top of page
Capa REsEu PNG.png

Editorial

Flávio Augusto Lira Nascimento

 

 

O primeiro número da Revista de Estudos Eurasiáticos nasce do desejo de proporcionar uma publicação voltada ao público entusiasta da macrorregião da Eurásia em suas diversas esferas. A iniciativa, oriunda de treze anos de pesquisas, trocas e impressões desenvolvidas no Grupo de Estudos da Eurásia, pretende fornecer um espaço aberto e científico para a expansão dos estudos e das produções voltadas a esta macrorregião. A crescente comunidade luso- e hispanoparlante que trabalha com estas temáticas sob perspectivas políticas, geopolíticas, econômicas e jurídicas, além das mais variadas áreas dos estudos culturais, nem sempre encontra com facilidade um periódico que possa servir como destino e referência para artigos, resenhas e análises conjunturais. Esta revista tem como proposta contribuir para a construção de um espaço como este.


Este número inaugural conta com o artigo de Valdir da Silva Bezerra e de Fernanda Martins Feijó Pinheiro (As teorias de Dugin, Mackinder e Spykman: três conceitos de Eurásia e suas implicações para a Rússia), apresentando considerações acerca dos conceitos de Eurásia consagrados na geografia política, além das recentes conceitualizações duginianas e como isto se liga ao contexto geopolítico atual da Rússia. Em seguida, Gustavo Oliveira Teles de Menezes – “O tempo desses partidos passou”? O partido Plataforma de Oposição - Pela Vida (OPZZh) e a política pró-russa na Ucrânia em meio à Guerra Russo- Ucraniana – explora a história e o percurso do partido ucraniano pró-russo “Plataforma de Oposição - Pela Vida (OPPZh)”, fenômeno significativo em especial no contexto da guerra iniciada em 2022. Cristiane Barboza Lopes da Silva, Guilherme dos Santos Schmeling e Karolayni Baldoni Costa (Geopolítica da fome: o Holodomor como instrumento de contenção do nacionalismo ucraniano) apresentam sua discussão acerca do Holodomor, um dos episódios mais traumáticos da história ucraniana no século XX e que segue envolto em controvérsias historiográficas. Por fim, Bruna da Silva Mandu – O retorno do Lei e Justiça ao poder: uma análise da política externa polonesa para a União Europeia e a Rússia durante o primeiro governo de Andrzej Duda (2015-2020) – apresenta seu estudo sobre Andrzej Duda e seu partido, o Lei e Justiça (PiS), com vistas ao seu impacto na política externa da Polônia; mais precisamente, nas relações entre Varsóvia, de um lado, e Moscou e Bruxelas, de outro.


A Revista de Estudos Eurasiáticos buscará sempre a contribuição da comunidade acadêmica interessada nesta região tão importante e tão definidora das relações internacionais mundiais. Convidamos todas as pessoas desejosas de cooperar com esta publicação a submeterem seus textos e a divulgarem esta revista a quem acreditarem ter interesse na temática. Esta revista aceitará também contribuições em língua inglesa, mas cabe reiterar que, com muita alegria, vemos, nos últimos anos, o crescimento exponencial de estudos vinculados à Eurásia em língua portuguesa e espanhola. Isto indica a abertura de sendas para novas perspectivas e resultados de pesquisa ainda mais enriquecedores vindos de uma comunidade de estudiosos tão apaixonada e diversa, a qual busca desvendar as inúmeras facetas desta que é uma das regiões mais fascinantes do globo. Esperamos que a nossa revista seja um ativo – e um porto seguro – para os que quiserem fazer parte desta história.
 

Santana do Livramento, 25 de janeiro de 2024

 

 

 


PDF symbol.png
bottom of page